sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Voltando às Origens Analógicas


Eu criei esse blog porque eu gosto muito de jogos. Mas, até agora, acho que eu só escrevi sobre um tipo muito específico deles.

O motivo é muito simples. Já faz décadas que, quando eu escuto "jogos",  eu penso em "videogames". Mas isso está mudando. Nos últimos três anos, eu venho redescobrindo os jogos de tabuleiro (incluindo os jogos de cartas). Eles mudaram muito desde o último século, sabia?

Não me entenda mal, eu adoro os clássicos: War, Detetive, Imagem e Ação, Interpol... Mas depois de dezenas e dezenas de partidas de cada um desses jogos a gente enjoa. Ou pelo menos as outras pessoas enjoam e não topam mais jogar os mesmos jogos.

Daí você entra numa loja de departamentos, vê a seção de jogos, bate aquela nostalgia e você vai lá e... Descobre que não tem novidade nenhuma, só os mesmos jogos que você já tem desde 1980. Então você dá de ombros e vai embora.

Mas aí é que você se engana! Existe um novo mundo de jogos de tabuleiro, com mecânicas super inovadoras que você precisa conhecer! Só que, fisicamente, eles são vendidos em lojas especializadas.

Entenda, os jogos de tabuleiro nunca saíram de moda na Alemanha e em outros países de inverno rigoroso. O resto do mundo ignorou isso um tempo, mas acabou redescobrindo o hobby. Hoje em dia os novos jogos já estão sendo traduzidos para diversas línguas, inclusive para o nosso português.

Mas ainda é um hobby de nicho, as tiragens são pequenas, as vendas são feitas em lojas especializadas (e na Amazon, é claro) e os preços podem ser um pouco... Salgados.

Como essa é a minha primeira postagem sobre o assunto, achei interessante listar alguns jogos que podem ajudar os interessados explorar essa novidade tendo o menor custo inicial possível, afinal de contas antes de jogar a gente nunca sabe se vai gostar o suficiente para justificar investir na cópia física dos jogos.

E aí, que tal fazer essa transição de volta, dos videogames digitais para os jogos de tabuleiro analógicos? Não se preocupe, os videogames ainda vão estar lá, é só mais uma opção de entretenimento, mais cerebral e social. Eu estou gostando muito da experiência.

Um aviso: não vou ficar descrevendo como é cada jogo, OK? Existem inúmeros sites e vídeos fazendo isso. Além disso, a minha proposta é que você entre na loja da Google (ou da Apple, ou da Steam), procure o jogo, veja algumas telas e, se ficar interessado, instale e veja se gosta!

Preciso fazer uma ressalva: esses aplicativos geralmente são em inglês, tanto no celular quanto no computador. Se o idioma for uma barreira para você, confira antes de comprar, certo?

Escolhi cinco jogos, mas isso não é um Top 5. Eles estão em ordem decrescente de acessibilidade. Ou seja, se você se interessou e quer ver do que se trata, minha principal sugestão para você é...

Ticket to Ride

Dos jogos de tabuleiro modernos, Ticket to Ride é um dos mais conhecidos, no Brasil e no mundo. Não é para menos: o jogo é muito, muito bom. E, se você está curioso mas não quer gastar muito dinheiro, o aplicativo é barato e funciona muito bem, tanto no celular quanto no computador. Você pode jogar contra bots ou online, e pode também jogar passando o celular entre as pessoas - modo muito comum em jogos de tabuleiro digitalizados, conhecido como pass and play.

Eu gostei tanto do aplicativo que resolvi comprar a versão física. Fiquei na dúvida entre a versão padrão e a versão Europa, então comprei ambas no aplicativo por menos de um vigésimo do preço e testei até ter certeza de qual eu queria. O aplicativo só não tem as versões das cidades (Nova York e Londres).

Carcassonne


Não vou mentir, esse aplicativo é um pouco pesado, um pouco lento. No celular, se você receber uma chamada no meio da sua partida, provavelmente ela vai por água abaixo. Outro problema é que é muito difícil ganhar dos bots, o que passa a impressão errada sobre o jogo.

Ainda assim, o aplicativo mostra muito bem porque as mecânicas são legais, além de funcionar muito bem no pass and play. Jogar com os amigos é fantástico, o jogo é leve, lúdico e consistente.

Love Letter


Olha, existe aplicativo do Love Letter para celular e computador, mas eu não tenho interesse neles. Esse é um jogo de dedução social. Na minha cabeça não faz sentido jogar ele com bots ou online.

Mas existe um motivo para ele estar aqui, nessa lista de jogos super acessíveis. Em 2020, por causa da pandemia, a Galápagos (que publica o jogo aqui no Brasil) liberou uma cópia print and play do jogo completo. Isso significa que basta você imprimir algumas páginas, pegar uma tesoura, um baralho velho, alguns sleeves (capinhas transparentes para proteger as cartas) e, em algumas horas... Seu jogo estará pronto!

Não que o jogo comercializado nas lojas seja caro (acho que custa uns 80 reais), mas eu fiz essa versão caseira e ela ficou tão boa que eu não sinto necessidade de substituí-la. Um jogo de cartas simples e divertido, que rende boas risadas e pode demonstrar do que os jogos modernos são capazes.

Takenoko


Para começar, este é um jogo um pouco mais complexo que os três jogos anteriores - mas ainda é um jogo simples e familiar. Ele funciona quase tão bem no celular (usando o pass and play) quanto a versão física. Lógico que não tem aquele calor humano de sentar com os amigos em volta da mesa, aquele prazer tátil de mexer nos componentes, mas o jogo em si funciona de forma fantástica.

Flash Point: Fire Rescue


Atenção: vou logo avisando, eu relutei bastante em colocar esse jogo na lista por vários motivos. Primeiro, ele é bem mais complexo que os anteriores. Segundo, é muito difícil de achar sua versão física. Terceiro, a versão digital dele só tem para computador, além de ser, por assim dizer, espartana...

Ainda assim, eu gosto muito desse jogo. Ele é um jogo cooperativo (todos contra o tabuleiro) e funciona muito bem como jogo solo (você controlando vários personagens). Se você gostou dos anteriores e ficou com vontade de tentar alguma coisa bem mais estratégica, pode ser uma boa pedida.


Minha motivação ao escrever essa postagem foi perceber que muita gente se interessa por esses jogos de tabuleiro modernos, mas desanima quando vê o preço deles. Eu quis mostrar que os aplicativos, no celular e no computador, podem ser um jeito de testar vários jogos antes de decidir investir um pouco mais na versão física dos seus favoritos.

Além disso, os aplicativos já me salvaram de situações entediantes muitas vezes, seja em modo solo ou pass and play. Como eles costumam custar o preço de um misto-quente na padaria, o custo/benefício é muito válido. Que tal testar um hoje?

Boa jogatina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário