quarta-feira, 14 de maio de 2014

O Quarto Post-Scriptum


Resolvi encurtar meus posts já que estou sem tempo para textos gigantes e minuciosos. Assim sobra mais tempo pra jogar! :-)

Eu já comentei que, na geração passada, me arrependi de ter escolhido o console da Microsoft. Por isso, na hora de entrar na nova geração, virei a casaca do avesso e pulei para o barco da Sony. Seguem minhas primeiras impressões do novo brinquedinho da garotada, que anda vendendo milhões mundo afora...


Sleek

Além de sóbrio, o console é menor do que eu imaginava. Discreto mesmo. Meu filho demorou até percebê-lo quando eu perguntei se não tinha nada diferente no rack. A instalação também é trivial: plugou na TV e na tomada, pronto. Nem tem fonte externa, como o 360 e o Wii.

O sistema tem uma interface muito agradável e rápida. Lógico que algumas coisas ainda podem melhorar. Por exemplo, a organização dos jogos: os mais recentes aparecem primeiro, e o resultado fica meio bagunçado. Ou os controles parentais, que não podem ser ajustados para cada usuário. Mas a sensação geral é muito boa.

Um destaque são os downloads. O console baixa várias coisas ao mesmo tempo sem prejudicar a performance dos jogos que estão rodando, e tem um modo stand by que termina os downloads e continua carregando o controle.

Dualshock 4


Por falar em controle, ele me agradou muito. Ele se encaixa naturalmente nas mãos por causa dos grips maiores, os gatilhos estão fantásticos e os analógicos são muito melhores que no DS3. Posso dizer que mesmo depois de 4 anos usando quase exclusivamente os analógicos assimétricos do 360, a transição foi absolutamente instantânea.

Outra coisa que me incomodava no 360 era que eu sempre pensava, "para quê serve um controle wireless se o fio do meu fone continua cruzando a sala?" Eu precisava de um fone com fio grande, que era guardado em uma caixa após cada sessão de jogatina. O controle do 360 até tem um conector (proprietário) para fone de ouvido, mas ele só transmite o chat durante partidas online - ou seja, não me servia de nada.

Só que o DS4 tem uma novidade revolucionária! É só plugar um fone comum diretamente no controle e depois configurar o PS4 para mandar todo o áudio do jogo para lá. E a experiência é perfeita: qualidade fantástica, absolutamente nenhum lag. Além de impressionante, essa funcionalidade é tão conveniente para quem joga com fone de ouvido que por si só já justifica o preço mais alto do novo controle.

TL;DR

Como todo console novo, simplesmente navegar pelos menus, baixar atualizações, criar perfis e descobrir onde fica cada configuração já coloca um sorriso no meu rosto. Eventualmente a novidade vai passar - mas aí, meu amigo, restará o motivo de um console novo existir: os jogos! Continuarei relatando minhas impressões aqui, conforme eu for debulhando cada um...

Nenhum comentário:

Postar um comentário