segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cola nO Cara!


Eu não sou muito fã do estilo "Nickelodeon" dos desenhos animados modernos, que parecem tentar ser feios de propósito. Então, quando o Stick it to the Man! veio "de graça" (muitas aspas aí) na Plus, minha impressão inicial foi meio "meh". Ainda assim, "de graça" (mesmo entre aspas) até injeção na testa, então baixei o joguinho e fui conferir.


Áudio

De cara a música já me fisgou, blues + jazz excelentes desde o menu inicial. Os efeitos sonoros também, e, assim como em Resogun, o uso do alto-falante do DualShock 4 é bem inteligente. Quando você conversa com outros personagens, o diálogo sai na TV mesmo. Mas quando você lê a mente deles (mecânica básica do jogo), você escuta os pensamentos deles direto no controle! É algo que faz sentido, não um gimmick qualquer, just because I can.

Vídeo

Além disso, eu logo percebi que os gráficos, uma vez que você aceita o estilo, também são muito bem feitos. Todos os elementos (personagens, cenário etc.) são feitos para parecerem ter sido recortados em cartolina e papelão, como aquelas maquetes que crianças fazem dentro de uma caixa de sapatos para levar para a escola.

Resto

O engraçado é que, como em uma boa receita, cada ingrediente faz sentido, e a combinação é mais que a soma das (já boas por si só) partes. A música, os gráficos (até o estilo), tudo faz sentido com a temática meio Psychonauts da história. Não posso deixar de citar os diálogos, inteligentes, bem escritos, e muito engraçados! A comédia é um dos pontos mais fortes do jogo. Já a jogabilidade é bem simples, misturando adventure, plataforma e uma pitada de stealth. Note que é tudo absurdamente casual: o negócio aqui não é desafio, é sit back & enjoy the ride.


Platina

Isso se estende até aos troféus. A maioria deles (eu nem tinha olhado a lista) veio naturalmente durante o playthrough. Depois de zerar, fui ver o que faltava e, rejogando apenas parte de um ou outro capítulo, destravei todos (não tem um de platina, infelizmente). Não pude deixar de notar a coragem dos desenvolvedores: teria sido muito simples incluir um troféu do tipo "zerar todos os capítulos sem morrer" ou algo assim, mas eles tiveram a coragem de não fazer isso.

Eu gostaria que outros desenvolvedores seguissem este exemplo. Se eu levo 10 horas para zerar um jogo, gastar mais duas ou três para platiná-lo é legal. Gastar mais 20 ou 30 não é... Eu sempre vou preferir jogar outros jogos. Acabo largando o jogo de lado, com vários troféus faltando e a sensação de dever não cumprido, de não ter aproveitado o jogo ao máximo. Felizmente eu consigo controlar meu lado complecionista e pensar "a diversão eu já extraí até o fim, não importa o que os troféus digam" e seguir adiante.

Enfim

Em suma, Stick it to the Man! é uma experiência bem diferente do que temos por ai, com charme e personalidade únicas. É fácil? Sim, mas não deixa de ser muito divertido por causa disso. Vale o preço cobrado? Vale sim, sem dúvida. Agora, "de graça" (aspas, de novo) na Plus... Isso, para mim, é o que a Plus faz de melhor com esses jogos "grátis" (aspas, sempre): tirar você da sua zona de conforto e, no final, fazer você achar que valeu à pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário