domingo, 31 de agosto de 2014

Plano de Escape


Muita gente não sabe, mas nem só de God of War vive o estúdio Santa Monica. Eles colaboram com diversos outros estúdios no desenvolvimento de exclusivos da Sony. Um dos jogos de lançamento do Vita foi fruto de uma dessas colaborações: estamos falando de Escape Plan.



Escape Plan foi (pelo menos por um tempo) o jogo da PSN mais baixado para o Vita, e recentemente foi portado para o PS4. Apesar disso, muita gente ainda não conhece este puzzle bem divertido. Note que, por ser tudo muito baseado em física, saber o que fazer é só metade da solução: você tem que conseguir executar o seu plano também! É como um Cut the Rope, só que tem muito mais cara de jogo normal, e não de app de celular.



A ambientação, por exemplo, é a maior qualidade do jogo. O preto e branco noir, o humor negro, as músicas e efeitos sonoros... Tudo isso rouba a cena dos puzzles em si, que são bem competentes, mas geralmente simples. E é bom que sejam: esse é um jogo perfeito para jogar em pequenas doses, como convém a um portátil. Pena que os loadings sejam tão longos - demorar para carregar uma fase pela primeira vez eu aceito, mas ao tentar a mesma fase de novo é bem chato.

Falando em tentar de novo, o jogo foi muito criticado porque há fases em que o controle por gestos não é preciso o suficiente para a tarefa em questão, o que acaba exigindo muitas tentativas e pode se tornar frustrante. Mas com os últimos patches, quase todos os movimentos também podem ser executados com os botões do Vita, o que minimiza muito o problema. Por isso não deixe de atualizar antes de jogar, OK?

O jogo ainda tem vários DLCs - o primeiro é gratuito! Se você jogar todos, no final terá dobrado o conteúdo do jogo (e o preço também, infelizmente). Eu gostei tanto que fiz questão de pegar todos os troféus, exceto pelos que consistem em refazer várias fases bem rápido e sem errar. Ora, o que eu procuro num puzzle são desafios de raciocínio, não de eficiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário