sábado, 21 de dezembro de 2019

Triênio set/16 a set/19, Parte 4: Outros

Resultado de imagem para horizon chase turbo

Esta é a última postagem da série "Triênio set/16 a set/19", embora já estejamos quase em 2020. Não espere o mínimo de coerência: não só eu não vou fazer o mínimo esforço pra lembrar se o que eu escrevi abaixo foi jogado antes ou depois de setembro, como também vai ser um saco de gatos onde eu vou colocar tudo o que não fez sentido incluir nas listas anteriores.

Vamos começar tentando inutilmente justificar porque eu preciso dessa postagem coringa. Ao separar o que eu joguei em listas, foi natural começar considerando o ano de lançamento dos jogos. Afinal de contas, eu não estou tão atrasado assim, e é legal (pelo menos para mim) pensar nos melhores jogos de 2016, 2017, 2018... O jornalismo especializado funciona desse jeito, já estamos acostumados.

Só que que essa abordagem levou a alguns problemas.



2018


Resultado de imagem para god of war red dead redemption 2 spider man

O primeiro problema foi 2018. Fazer um top 3 2018 é fácil. God of War, Red Dead Redemption 2 e Marvel's Spider-Man. Pronto.

O difícil é ordenar.

Mais difícil ainda quando um deles eu platinei (Spider), o outro está em 40% (RDR2) e o terceiro eu só joguei o comecinho para ver como era (God of War).

Eu até consigo fazer algumas afirmações. Por exemplo, as mais de 30 horas que eu joguei de RDR2  fazem com que ele fique com um nariz (de cavalo) de vantagem sobre o Spider, pelo menos no momento. Acho improvável que o jogo piore tanto na segunda metade que o Spider retome à liderança, mas vai saber...

Outro exemplo: as primeiras 3 horas de God of War já foram suficientes para garantir que ele está no meu top 3, mas não consigo saber ainda como ele fica em relação aos outros dois. Além disso, tem jogos de 2018 que eu quero muito jogar mas ainda não consegui, como Celeste e The Messenger.

No final das contas, acho melhor postergar a lista de 2018 mais alguns meses, até eu terminar de apreciar os jogos e formar uma opinião conclusiva - ou, como eu costumo dizer, até eu definir a verdade.

Sei que estou atrasado, mas eu tenho jogado pouco ultimamente. Falta de tempo, fazer o quê - tenho certeza de que você também lida com isso. O jeito é ser ainda mais super seletivo e só jogar os jogos que já passaram pelo crivo do tempo e ainda chamam a minha atenção. Eu só tenho tempo para o crème de la crème.

Mesmo deixando 2018 pra lá, teve coisa que eu não consegui encaixar nas outras listas. É natural. Quando a gente tenta classificar qualquer coisa é muito comum surgir a categoria "Outros". E é disso que nós vamos tratar hoje, os outros jogos que eu joguei nesses três anos. Mas, se eles não foram os melhores do Android, nem de 2016 ou 2017, o que eles foram?

Alguns foram ruins ou, no máximo, medíocres


Resultado de imagem para adam's venture origins

Ninguém gosta de contar derrota, mas acontece. Aquele jogo parecia fantástico por vários motivos, e depois de jogar você não fica satisfeito e questiona o tempo investido.

Eu achei que Actual Sunlight seria um To the Moon curto, mas não gostei da temática e por isso não recomendo. Não comento mais por ser spoiler, mas fica o aviso.

Virginia... Eu não gostei da história. Achei muito mal amarrada. O problema é que esses walking sims são a história, né? Se você não gosta da história, fica difícil redimir.

Platinei um jogo horrível, Adam's Venture: Origins. Meus argumentos de defesa para ter jogado esse jogo vão de "pelo menos foi rápido" até "você precisa conhecer os jogos ruins para apreciar verdadeiramente os bons."

Finalmente, zerei Trine 2. É um jogo muito bonito, mas percebi que não gosto muito de puzzles baseados em física.  Por mais que o jogo não seja propriamente ruim, eu esperava um Lost Vikings moderno. Terminei decepcionado.

Alguns ficaram pelo caminho


Resultado de imagem para steamworld heist

Muitas vezes bons jogos acabam perdendo prioridade para jogos melhores ainda. Foi o que aconteceu com Hue, Velocity Ultra e Steamworld Heist. É pena, mas ainda tenho esperanças de conseguir voltar a eles um dia, num futuro em que eu terei mais tempo (não me pergunte como).

Alguns foram lançados em 2019


Resultado de imagem para super mario maker 2

Se não faz sentido para mim fazer um top 2018 ainda, quanto mais um top 2019. Mas tem um jogo que não pode passar em branco.

Já gastei mais de 60 horas fazendo fases em Super Mario Maker 2 - e jogando as que os meus filhos e amigos fizeram. Esse jogo é a junção da melhor parte de várias coisas que eu gosto. Ele tem: a criatividade do Minecraft, sem a parte chata (a mineração e o crafting); a interação social do Destiny, só que sem party chat e sem ter que combinar hora certa com os amiguinhos para jogar; e, principalmente... Você é o level designer! Sei que esse lado criativo não apela pra todo mundo, mas isso em mim é muito forte. Gosto de escrever, de desenhar... Alerta de spoiler: acho muito difícil que Super Mario Maker 2 não seja meu jogo favorito de 2019.

Alguns são multiplayers de sofá


Resultado de imagem para snipperclips

Dizem que qualquer coisa com os amigos fica melhor. Com os filhos então... Alguns dos jogos abaixo estão entre os melhores dos melhores que joguei nesses três anos, mas é difícil dizer quanto disso é porque eu joguei eles com os meus filhos. Sendo assim, preferi criar essa lista separada.

Street Fighter V é um bom jogo. Mas para um jogador casual de jogos de luta como eu, que só jogo versus com os meus filhos de vez em nunca, ele não se justifica... Principalmente quando você tem, no mesmo console, Ultra Street Fighter IV! Um jogo tão bom quanto o V (senão melhor), só que completo, com todos os personagens, estágios, roupas e por aí vai. Cada vez que sai um novo Season Pass ou pacote de skins para o SFV eu fico desanimado. Não compro (é caro!), e com isso sei que o meu jogo está incompleto. E daí fico mais inclinado a jogar o IV quando meus filhos pedem. E eles preferem! Afinal, tem mais personagens e... Estou me repetindo, né?

Muitas vezes eu jogo Trials (Fusion ou Rising) com os meus filhos nas fases multiplayer, mas às vezes a gente vai revezando nas fases single player também. De qualquer forma, são jogos que eu nunca jogo sozinho, mas que todos nós lá em casa gostamos, em todos os aspectos - já aconteceu até do meu filho entrar no jogo só para ouvir a música da tela inicial. São os jogos mais "só mais uma tentativa" que eu já joguei.

Overcooked e Snipperclips são excelentes jogos para jogar com qualquer pessoa. Qualquer pessoa mesmo. Eles estão para os videogames como Uno está para os card games. Qualquer um pega o controle e se diverte. Poucos jogos te entregam diversão tão puramente destilada quanto eles.

Zerei Horizon Chase Turbo e Mario Kart 8 (incluindo os DLCs) com os meus filhos. Melhores kart racers que nós jogamos desde Sonic & Sega Racing Transformed. Agora é a vez do Crash Team Racing Nitro-Fueled, que acabamos de começar.

Alguns eram backlog


Resultado de imagem para god of war 3

Vou aproveitar para registrar aqui que eu finalmente zerei o God of War III. O jogo é fantástico. É simplesmente inacreditável imaginar que esse jogo rodava no PS3. Como o jogo é de 2010 e o remaster do PS4 é de 2015, o jogo não encaixou nas listas anteriores, mas aqui está ele. É um jogão.

Alguns eu só assisti


Resultado de imagem para lego marvel super heroes

Meus filhos jogaram esses jogos ao longo desses três anos, e ainda jogam vários deles. Muitas vezes eu assito e comento enquanto eles jogam, então achei legal destacar alguns aqui para inflar artificialmente meu currículo gamer.

Por menos que eu tenha interesse em multiplayers online, gosto de ver meu filho mais velho jogando Overwatch, Fortnite, Apex Legends, Titanfall 2 ou Star Wars: Battlefront (ambos) com os amigos da escola. FIFA (do 16 ao 19) também faz sucesso, principalmente quando os amigos dele vão lá em casa. Ele também gosta de alguns jogos single player pelos quais eu não me interessei, como Monster Hunter: WorldNo Man's Sky e Yonder. Outros jogos que eu já vi ele jogando eu também quero testar, mas ainda não consegui, como Ratchet & Clank e a trilogia do Crash.

Já meu filho mais novo gosta mesmo é de jogos de corrida, como GT Sport, Need for Speed Payback, Burnout Paradise Remastered, The Crew 2 e Mudrunner.

Mas o que eu mais gosto mesmo é de ver eles jogando juntos - sejam jogos de luta como Injustice (ambos) e Ultimate Marvel vs. Capcom 3; seja Rocket League e sua louca mistura de carrinhos de controle remoto com futebol; ou sejam os campeões de audiência, Minecraft e os jogos da Lego: Batman, Marvel, Avengers, The Incredibles, Force Awakens etc.

"Mas você não jogou", dirá o leitor. "Mas eles me divertiram, mesmo que por tabela", responderei eu. E, no fim das contas, é isso que importa, não é?

Enfim, concorde você ou não, o blog está atualizado. Levei um tempo, mas consegui. Até 2020!

Nenhum comentário:

Postar um comentário