domingo, 9 de fevereiro de 2020

Favoritos da Década

Acho que este post não vai ser muito longo, embora eu tenha gasto bastante tempo para escrevê-lo.

Aqui estão os meus jogos favoritos da década: de 2010 a 2019. Sei que, tecnicamente, a década seria de 2011 a 2020, mas dizer que 2020 é um ano da década de 10 soa meio estranho, então vou seguir a tendência da indústria e me basear na década "psicológica".


Algumas ressalvas:
  • Por mais óbvio que pareça, sou obrigado a deixar claro que, como são os meus favoritos da década, ficarão de fora os jogos que eu não joguei (como The Witcher 3) ou que joguei pouco (como o God of War de 2018).
  • Também ficarão de fora jogos que saíram antes de 2010, mesmo que eu tenha jogado eles depois.
  • Eu não vou explicar porque eu gosto de cada um desses jogos. Acho que todos eles já foram citados em posts anteriores. Aliás, a minha metodologia foi exatamente essa: eu listei os jogos citados no blog e fui eliminando e reordenando, um processo doloroso...
  • Para mim teria sido bem mais fácil criar várias listas, uma de puzzles, outra de AAAs, outra de couch coops, outra de indies e assim por diante. Mas tentei fazer o exercício de mesclar essas sublistas e tomar as decisões difíceis na hora de ordenar e cortar. É impossível ficar 100% satisfeito com o resultado final, mas acho que ele representa mais ou menos como eu me sinto (hoje) em relação a tudo que joguei na década.
  • Em alguns casos eu resolvi aglutinar jogos, como Red Dead Redemption (1+2), por exemplo. A ideia não foi "somar forças", e sim liberar slots para outros jogos.
  • Eu recomendo a todo mundo que gosta de jogos e de listas: tente fazer esse exercício. Só assim você percebe, na prática, como a ordem é volúvel, como é difícil estabilizar as colocações.

Eu tive muita dificuldade em fazer só um Top 10. Foi doloroso eliminar 90% do que eu joguei e gostei na década. Sendo assim, me dei ao direito de pelo menos destacar 20 (!) menções honrosas, ordenadas apenas pela cronologia de lançamento. Vamos a elas:

- (2010) God of War III
- (2010/2012) Sonic & Sega All-Stars Racing (+ Transformed)
- (2010) Toy Story 3
- (2012) Fez
- (2012) Journey
- (2012) Spec Ops: The Line
- (2012) Rayman Jungle Run
- (2013) Antichamber
- (2013) Tomb Raider
- (2013) The Stanley Parable
- (2013/2014) Super Mario 3D World + Captain Toad: Treasure Tracker
- (2014/2017) Destiny (1+2)
- (2014/2016) Hitman Go + Lara Croft Go
- (2014) Trials Fusion
- (2015) Her Story
- (2015) Volume
- (2016) Inside
- (2017) Fire Emblem Heroes
- (2017) What Remains of Edith Finch
- (2018) Horizon Chase Turbo

Cada um desses jogos exigiu reflexão antes de eu ter certeza de que ele não estaria no Top 10. Lágrimas foram vertidas...

Bem, sei que você não ligou muito para o que leu até agora, mas aqui começa a cizânia, em que a ordenação faz as posições relativas parecerem muito mais distantes do que são na realidade: Top 10!

10 - (2014) Mario Kart 8
9 - (2017) Horizon Zero Dawn
8 - (2016) Uncharted 4: A Thief's End
7 - (2016) The Last Guardian
6 - (2010/2018) Red Dead Redemption (1+2)
5 - (2016) The Witness
4 - (2019) Super Mario Maker 2
3 - (2018) Marvel's Spider-Man
2 - (2017) Mario + Rabbids Kingdom Battle
1 - (2011) Portal 2

Espero que você tenha discordado! Espero também que você esteja louco para apontar inconsistências, como o fato de eu ter invertido a ordem entre The Last Guardian e The Witness da lista de 2017 para cá, ao que eu responderei, simplesmente, que... A verdade mudou.

Repito a sugestão: faça sua lista para ver como é difícil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário